- Back to Home »
- Exposição e debates marcam nascimento de Chico Xavier
Posted by : Centro Espírita Grupo Fraternidade e Luz
terça-feira, 1 de abril de 2014
Exposição e debates marcam nascimento de Chico Xavier
01/04/2014Várias atividades marcam os 104 anos de nascimento do médium Chico Xavier
Maria das Graças Salvador
Se estivesse vivo, Francisco de Paula Cândido, mais conhecido como Chico Xavier, completaria 104 anos nesta quarta-feira (2). Para marcar a data, vários eventos acontecem ao longo deste mês por todo o país. Em Uberaba, será realizado, do dia 2 ao dia 5 de abril, o II Ciclo de Palestras no Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier, com entrada gratuita. A abertura do Ciclo debaterá o tema “Emmanuel, e o resgate do Evangelho”, com palestra proferida pelo magistrado, pesquisador e tradutor Haroldo Dutra Dias, de Belo Horizonte.
No dia 3, a pesquisadora e escritora Suely Caldas Schubert, de Juiz de Fora, vai abordar o tema “Chico Xavier e os romances de Emmanuel”. Já no dia 4, o pesquisador e documentarista em audiovisual Oceano Vieira de Melo, de São Paulo, fala sobre “A prova material da imortalidade – o que eu vi, foi igual ao que passei”. Para encerrar o ciclo de estudos, no próximo sábado (5), a escritora e tradutora Jussara Korngold, de Nova Iorque, aborda o tema “A obra de Chico Xavier no mundo”. Vale lembrar que Emmanuel era o mentor espiritual de Chico Xavier.
O II Ciclo de Palestras será realizado no Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier, que fica na avenida João XXIII, 1.469, sempre às 19h30, com entrada gratuita.
Exposição – A vida e a obra de Chico Xavier também são temas de exposição que acontece no Shopping Uberaba, desta terça-feira (1º) até o dia 9 de abril. A exposição é baseada em duas enquetes nacionais que elegeram o médium espírita como o maior brasileiro de todos os tempos e renderam a mostra “Chico Xavier - O maior brasileiro de todos os tempos”, do Instituto Chico Xavier de Brasília.
A exposição reúne quadros, fotos, textos, documentos, depoimentos, frases e pensamentos. A entrada é gratuita e o dirigente do Instituto Chico Xavier de Brasília, Ariston Teles, enalteceu o fato da exposição já ter sido realizada no salão branco do Congresso Nacional.
Segundo ele, o acervo aborda o médium desde os nove anos de idade até o sepultamento. “A mostra contempla a história do Chico entre pobres, ricos, empresários, políticos e cantores. É o Chico como homem público. Essa exposição não será para apresentar um religioso, médium ou espírita, não é esse o foco, mas, sim, apresentar ao grande público aquele que o povo brasileiro escolheu como sendo o brasileiro mais importante de todos os tempos. É esse trabalho que, depois de apresentado no Congresso Nacional, teremos a alegria de mostrar para os uberabenses”, ressaltou.
Chico Xavier foi eleito “O maior brasileiro de todos os tempos”, em votação por internet organizada pela TV SBT em 2012. O reconhecimento ocorre no décimo ano de sua desencarnação, coincidindo com aniversários marcantes de lançamentos de obras: 80 anos de “Parnaso de Além Túmulo” e 70 anos de “Paulo e Estêvão”.
O Médium Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo, em 2 de abril de 1910, e, no início da década de 1960, escolheu Uberaba para viver. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos para divulgar o espiritismo no exterior.
Para celebrar a data de seu nascimento, Chico Xavier vem recebendo grandes homenagens no Brasil e em outros países do mundo.
Reportagem extraída do Jornal de Uberaba 01/04/2014.